fbpx

Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

RJ: Marcelo Caldi homenageia Gonzagão

Compartilhe

O centenário de nascimento do maior ícone da cultura popular brasileira será festejado no próximo dia 15 de junho, sexta-feira, às 18h30, na Sala Funarte Sidney Müller, Rio de Janeiro, no show do sanfoneiro, pianista e compositor Marcelo Caldi, com participação especial de Daniel Gonzaga, cantor, compositor e neto de Luiz Gonzaga.

Ao revirar o baú de Gonzagão, Marcelo se deparou com um tesouro quase intocado: as primeiras peças compostas pelo rei do baião nos anos 1940, um acervo de choros que revela o lado virtuosístico da sanfona nordestina.

O jovem músico atesta: assim como Jacob compôs para bandolim, Pixinguinha para flauta e Ernesto Nazareth para piano, Gonzagão criou no choro uma linguagem ousada, criativa e inovadora para o instrumento de fole.

Embora desconhecidas do grande público e mesmo entre os próprios sanfoneiros, músicas como “Sanfonando”, “Catimbó” e “Araponga” soam familiares pelo sotaque sertanejo e combinam com os grandes sucessos do rei, também incluídas no repertório do show, como “Vida de Viajante”, “Qui nem Jiló” e outras. Requintado, moderno e sem perder de vista as tradições da música brasileira, Marcelo Caldi investe em composições próprias como “Baião da Bebel”, homenagem à esposa, e “Forró da Olívia”, homenagem à sobrinha, além da já conhecida “Lembrei do Ceará”, todas influenciadas no cancioneiro gonzagueano.

Serviço:

Sexta-Feira | 15/06/2012 | 18:30
Sala Funarte Sidney Miller: Rua da Imprensa, 16

Ingresso
R$5 e R$10

Compartilhe