fbpx

Bem-vindo ao Gonzagão Online – Desde 2001 dedicado à divulgar a vida, história e obra de Luiz Gonzaga.

Salgueiro: Encontro de Sanfoneiros cria associação e debate festejos para celebrar centenário de Luiz Gonzaga

Compartilhe

Em clima de forró e em torno da obra de Luiz Gonzaga, cerca de 70 pessoas entre sanfoneiros e apreciadores do instrumento mais cultuado no Nordeste, se reuniram nesse sábado(31), durante Encontro dos Sanfoneiros, no Centro de Cultura, Lazer e Turismo, para discutir a programação alusiva ao centenário Do Rei do Baião. Na ocasião foi eleita a diretoria que vai compor a recém criada Associação dos Sanfoneiros de Salgueiro ( ASS).

Antes da abertura dos trabalhos organizados pela Secretaria de Cultura, foi exibido um documentário sobre Luiz Gonzaga. Na sequencia, o prefeito Marcones Libório de Sá, as secretárias de Cultura, Eliane Alves; e de Planejamento e Meio Ambiente, Ana Neide Barros, ouviram as propostas dos participantes. Entres os músicos conhecidos do público da região estavam Nego do Mestre, Antônio da Mutuca, Expedito Ferrugem, Edgar do Cedro, Herinho Monteiro, Zé Nilton, entre outros.
O prefeito Marcones Sá destacou que os festejos alusivos às comemorações dos 100 anos de Luiz Gonzaga, se traduz em um momento de grande oportunidade para se aprofundar o raciocínio do que representa um século de um dos artistas nordestinos e sertanejos mais autênticos da história da música. “Todos que estão aqui tocam por amor, mas estão em atividade porque os espaços se abriram. Anos atrás, era mais complicado pois no Recife, por exemplo, só era possível ouvir forró nas rádios às 5h da manhã. Graças a Deus o Brasil tanto ouve quanto toca forró”, disse o prefeito.

Em sua explanação sobre a importância da homenagem, Marcones ainda lembrou que nenhuma cidade do sertão conseguiu enxergar o sucesso de Luiz Gonzaga de forma empreendedora. “Onde tem hoje o mais forte São João do Nordeste é em Campina Grande(PB) e em Caruaru. Gonzagão não nasceu em nenhuma destas cidades, mas aqui no sertão. Não tivemos nenhuma cidade que teve a capacidade de ocupar esse espaço. O Estado todo vai comemorar o centenário, e Salgueiro pode fazer diferente porque se não vamos ser igual a todo mundo, vamos fazer algo diferente, respeitando a nossa cultura”, destacou.

Considerado ícone do século 20 na música brasileira, o centenário de Luiz Gonzaga, será celebrado com várias atividades em Salgueiro, a exemplo do Festival da Sanfona, que este ano terá a presença de Renato Borghetti, a criação da casa do sanfoneiro que deverá funcionar todo final de semana nos meses de maio a julho e dentro do contexto da ornamentação do São João. Na programação junina, a Estação do Forró, nos distritos e nas escolas da rede municipal, o grande homenageado será Luiz Gonzaga.

Já no primeiro final de semana do mês de agosto, será realizada a Expocapri que também renderá homenagens a Gonzagão. Em 13 de dezembro, dia do centenário, a festa será uma grande virada do forró, 24 horas com repertório só de Luiz Gonzaga. O sanfoneiro Herinho Monteiro, comemora os atrativos que vão até o final do ano, e aponta a associação como uma grande união, para valorizar e fortalecer o trabalho coletivo dos músicos.

‘É um momento de se valorizar nosso trabalho e incentivar as crianças e jovens a ouvir o forró pé de- serra. Com esse incentivo, a tendência é ajudar a melhorar o gosto musical e fortalecer a cultura na região”, disse. A secretária de Cultura, Eliane Alves, lembrou que este ano foram atendidas duas propostas dos sanfoneiros que participam do Festival da Sanfona, que foram como a presença de um grupo participando da comissão julgadora do festival e que os vencedores não participam do concurso.

Com a criação da Associação dos Sanfoneiros de Salgueiro (ASS), foi eleita a diretoria, composta: Presidente: Herinho Monteiro, Vice-Presidente Nego do Mestre, Diretor Financeiro Zeca do Acordeom, Diretor Executivo Edgar do Cedro. Conselho Fiscal: Expedito Ferrugem, Pedro Manu e Pedro Sanfoneiro. O encontro foi encerrado com muito forró pé-de-serra.

Compartilhe